Buscador da Biblioteca Anônima (0.5)


Sobre


Biblioteca Emergencial: um acervo para os tempos de pandemia


As Bibliotecas Emergenciais objetivam promover o acesso aos acervos necessários à formação dos estudantes, em tempos de pandemia, momento em que as escolas, universidades, bibliotecas e museus, encontram-se fisicamente fechados. A Biblioteca Comum é um projeto de extensão da UEL, que segue nessa direção, usando Recursos Educacionais Abertos digitais (REA) para possibilitar o acesso dos estudantes a material bibliográfico, mesmo com conexão precária, ou inexistente, à internet.

O projeto é constituído de quatro tarefas contínuas: Coleta, em que buscamos, programaticamente, materiais digitais com licenças abertas e os armazenamos em nosso diretório; Curadoria, em que selecionamos parte do material coletado, extraímos deles informações relevantes e os disponibilizamos em pendrives populares, integrados a um sistema de recuperação de informação – os buscadores; Catalogação, em que profissionais da informação catalogam os recursos de todos os buscadores, gerando um único banco de dados integrado a um sistema de gestão de bibliotecas – o biblivre; e a Distribuição, em que propomos o uso prático dessa tecnologia como ferramenta pedagógica em disciplinas no departamento de Ciência da Informação da UEL.


Resultados


Diretório de Recursos Educacionais Abertos. São mais de 190.000 objetos digitais em 4,7 TB de dados, contendo aproximadamente: 54.000 textos (117 GB), 33.600 vídeos (4,4 TB), 3.500 áudios (24 GB) e 98.600 imagens (102 GB) … e contando. Para habilitar a busca, entre no e-mail da UEL (ou no Gmail) e procure o seguinte endereço:


https://drive.google.com/drive/folders/0BwDE1gKdD6Q5UjNJb19MUjZ6b0E?usp=sharing


Buscadores


Os buscadores são sistemas de recuperação de arquivos selecionados, conjugando um critério de relevância e a ocupação de espaço no dispositivo, buscando ofertar o maior número de arquivos importantes, em um menor espaço possível. Estes sistemas foram pensados para que sejam o mais fácil de difundir, copiar e utilizar, sem que seja necessária a instalação de nenhum programa de computador, além do navegador, nem que seja usada nenhuma nuvem corporativa, nem mesmo que haja conexão com a internet. Os buscadores precisam ser muito baratos e ter baixíssimo custo de manutenção.


Confira todos os buscadores disponíveis, além de outros resultados, no site do projeto:


https://sites.google.com/view/benjaminlfranklin/projetos/biblioteca-comum


Bom divertimento…


Para realizar totalmente o potencial das Bibliotecas Emergenciais, no entanto, seria necessário flexibilizar a Lei de Direitos Autorais, para permitir a circulação dos livros digitalizados, que já existem nas redes particulares escondidas (deep web), mas não podem ser copiados oficialmente. A Biblioteca Anônima, por exemplo, é uma iniciativa que pretende contribuir para a construção de uma rede alternativa de bibliotecas colaborativas na deep web, promovida pelo trabalho voluntário da sociedade civil. O buscador da Biblioteca Anônima é o resultado da análise dos arquivos de seu acervo, disponibilizado para consulta, em tempos emergenciais. O buscador pretende evidenciar o potencial da biblioteca contemporânea em promover a democratização do acesso ao conhecimento na sociedade, além de ser uma força em momentos de exceção.


http://precog.com.br/be-dw


Benjamin Luiz Franklin

Doutor pelo programa de Engenharia e Gestão de Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Possui graduação em Análise de Sistemas pela Universidade Paulista (1996) e mestrado em Engenharia de Sistemas pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (2001). Professor adjunto na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Coordenador do projeto Biblioteca Comum. 
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/7192179175216123



Detalhes aqui e aqui.



Licen? Creative Commons



<